Solicitação de Serviços

Veja abaixo um passo-a-passo simplificado de como solicitar serviços gráficos conosco.

Para maiores detalhes ou solução de dúvidas, vide a Portaria de Regulamentação de Solicitação de Serviços Gráficos ou fale conosco.

 
1) Iniciar a solicitação de serviço gráfico:
 
-Na Reitoria e Órgãos (diretamente) Vinculados;
-Nos Órgãos Suplementares;
-Nos Centros de Ensino: Departamentos e Colegiados de cursos; Núcleos e Programas de Pós-Graduação.
 
 
2) Lançar em protocolo no Sistema de Informações (SIE) o memorando com a solicitação de serviços gráficos (e encaminhar este memorando à Gráfica pessoalmente ou via malote).
 
-Caso o material gráfico esteja relacionado a algum evento acadêmico, este evento deve estar devidamente registrado em um dos 3 órgãos listados:
 
-no SIEX (se for Projeto de extensão);
-na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;
-na Pró-Reitoria de assuntos Estudantis e Cidadania.
 
 
3) Quem é responsável por indicar as fontes de recursos? No caso de:
 
-Centros de Ensino: a respectiva chefia do Centro (quem deve dar anuência e assinar a solicitação do serviço);
-Centros Acadêmicos (CA); Diretórios acadêmicos (DA) e Diretório Central dos Estudantes (DCE): Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania;
-Reitoria, órgãos a ela vinculados e órgãos suplementares: Pró-Reitoria de Administração
 
 
4) Cuidados a serem tomados quanto aos arquivos a serem enviados para produção gráfica:
 
-A Gráfica Universitária não cria marcas; cartazes; ilustra livros;  diagrama ou faz correções de arquivos. Todos os arquivos encaminhados para produção devem ser previamente produzidos e enquadrarem-se nas especificações técnicas ideais para impressão e acabamento. O não seguimento das diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 2559 de 04 de novembro de 2014 implicará na devolução do processo ao remetente para ajustes.
 
-Produzir o impresso em CorelDRAW, Ilustrator ou InDesign - de acordo com o tipo de material (se é folder, livro, cartaz, etc). Converter os textos em curvas ou anexar os arquivos das fontes (tipos de letras) usadas. Deixar área de sangria (sobra nas áreas de cor e fotografia para além da margem de corte). Adotar para todas as imagens o padrão de cores CMYK. Salvar como PDF, adicionando marcas de corte.
 
-Gravar em uma mídia eletrônica (CD/DVD) o material solicitado em PDF e em arquivo editável no programa de elaboração. Imprimir um modelo de cada trabalho a ser executado (pode ser em tamanho reduzido e em tons de cinza, pois será apenas para conferência de conteúdo). Tanto a mídia eletrônica quanto o modelo do trabalho devem ser anexados ao memorando enviado à Gráfica.
 
-Não serão aceitos arquivos gravados em pendrives ou disponibilizados em serviços de armazenamento em nuvem (dropbox, google drive, entre outros).
 
-Apenas serão aceitos arquivos produzidos no pacote Office (Word, Excel) caso o material consista apenas em tabelas ou texto corrido, sem imagens.
 
-Toda solicitação de material gráfico deve respeitar o prazo mínimo de 10 dias úteis (para eventos pequenos) e 15 dias úteis (para eventos grandes).
 
-Dúvidas quanto a formato, tipo de papel ou acabamento serão esclarecidas pessoalmente em visita à Gráfica ou por e-mail (ver guia "Fale conosco").
 
 
5) Preencher (virtual ou manualmente) e imprimir o formulário de solicitação de serviços; especialmente os dados para contato (ramal, celular do solicitante, e-mail). O não preenchimento de algum campo essencial implicará na devolução do protocolado ao remetente (e no consequente atraso da execução do serviço).
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910